quinta-feira, 21 de junho de 2012

Casa e Jornalista sustentável


Antes de sustentabilidade virar algo popular o aposentado e jornalista Getúlio Vargas Machado de 64 anos já passava parte do tempo recolhendo peças e produtos do lixo. Do material levado para casa, surgem cadeiras, bancos, mesa de canto e de computador, prateleiras, quadros e até isolantes acústicos e térmicos.

Em sua casa, quase tudo é reaproveitado, do chão da entrada até o isolante térmico do segundo andar, feito com embalagens de leite, há peças de doação e coleta. O método usado no isolamento é interessante. "Para amenizar o calor da telha de amianto, desenvolvi placas com cerca de um metro quadrado, com a parte metálica da embalagem de leite voltada para telha.

Ele ainda completa com os famosos três "R's": redução, reutilização e reciclagem, palavras que podem entrar no nosso cotidiano por meio de atitudes simples. "Separar o lixo seco do orgânico é fundamental para esse processo. Quase tudo pode ser reutilizado, mas se as matérias orgânicas e inorgânicas estiverem juntas, é muito mais difícil", completa o jornalista.

Sarah Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário