sexta-feira, 25 de maio de 2012

TITANIC DE EFEMÉRIDES


Raro são os dias em que não se abra as páginas dos jornais ou se ligue o aparelho de TV onde não estejam destacados anúncios e programações de redondas datas comemorativas. Os amantes e obcecados por astrologia devem estar em êxtase com a passagem de um ano em que se comemoram tantos acontecimentos, para o bem ou para o mal.

Iniciaremos nossa viagem em alto estilo, a bordo do batel naufragado mais famoso que já existiu. No dia 12 de abril se comemorou os cem anos da trágica viagem do Titanic, à época a construção naval mais sólida e segura do mundo, e que teve como saldo a morte de quase 1500 pessoas nas geladas águas do Pacífico. A data foi comemorada com inúmeras homenagens, incluindo inauguração de museu em Dublin, cidade manjedoura do navio, e uma ilustre viagem naval onde foram reproduzidos, com fidelidade impressionante, minuciosos detalhes que vão desde a trajetória original do barco até as roupas que os tripulantes e passageiros vestiam à época.

Seguindo viagem faremos uma parada nas estâncias artísticas para comemorar os 100 anos de nascimento do nosso anjo pornográfico e autor de Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues, para depois observar a obra do também nascido há cravados cem anos, pintor norte-americano Jackson Pollock. Ainda no filão dos nascimentos, merecem destaques comemorações dedicadas a Jorge Amado e Mazzaropi. No universo jornalístico e cultural brasileiro sobressaem os cem anos de nascimento de Evandro Cavalcante Lins e Silva, jurista, jornalista, escritor e político parnaibano.

Já o lado fúnebre da história, referente às perdas de pessoas que ficaram conhecidas e passaram à posteridade por suas realizações e desenvolvimento de habilidades e técnicas inconfundíveis em suas áreas de atuação, fora marcado pelos 50 anos da precoce morte da diva hollywoodiana Marilyn Monroe e do Nobel de literatura e autor de clássicos como Sidarta, O Lobo da Estepe e Demia, dentre outros, o escritor alemão Hermann Hesse. Ainda entra na fatura a comemoração pelos cem anos da morte de Bram Stoker, escritor irlandês nascido em 1847 e mundialmente conhecido por dar à luz ao vampiro Conde Drácula.

Bem à moda brasileira encerraremos nosso tour comemorativo com a alegria dos campos de futebol para comemorar os 50 anos do bicampeonato mundial de futebol, conquistado pela seleção brasileira no Chile em 62. Ainda sob o verde dos gramados os torcedores santistas comemoram os 50 anos em que o Santos conquistou o campeonato mundial interclubes da FIFA.

As datas relacionadas acima servem apenas como uma pequena amostra do potencial comemorativo do cabalístico e enigmático ano de 2012 que, se não acabar, segundo as previsões maias, se encerrar no dia 31 de dezembro. Data em que se comemora, diga-se de passagem, o réveillon, que nada mais é do que o encerramento de um ano e inauguração de outro, com muita festa... Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário